Sistemas de Informação Ambiental

Da Preservação à Sustentabilidade

As organizações que possuem actividades que provocam impactes sobre o Ambiente são obrigadas a cumprir requisitos legais e a verificar a sua conformidade. Fazem parte deste grupo as organizações com programas de monitorização definidos em Declaração de Impacte Ambiental (DIA) ou em Licença Ambiental (LA).

As organizações que possuem sistemas de gestão ambiental ao abrigo das normas ISO 14001/EMAS
são forçadas por estas a avaliar a sua performance ambiental, ao abrigo dos seus objectivos
e metas autopropostos, tendo em vista a sustentabilidade das suas actividades e melhoria contínua.

Os Sistemas de Informação Ambiental (SIA) permitem a estruturação da informação ambiental
da organização, com o propósito de fornecer:

  • Repositório único de dados — evitando a dispersão dos dados pela organização;
  • Rastreabilidade da informação — da aquisição/inserção e validação — quem fez o quê, quando e onde;
  • Planeamento e Gestão — de todo o Programa de Monitorização Ambiental (PMA) e Actividades de Monitorização Ambiental (AMA), pontos de amostragem, parâmetros e periodicidades;
  • Tratamento e Análise — análise de conformidade, validação e gestão de não conformidades;
  • Performance Ambiental — calculo de indicadores e avaliação da sua conformidade com as metas e objectivos;
  • Reporting — relatórios e listagens, os registos que permitem documentar a situação ambiental da organização.

Com um Sistema de Informação Ambiental (SIA) a organização poderá ver facilitada a manutenção do seu sistema de gestão e adicionalmente demonstrar o cumprimento dos requisitos legais a terceiros (APA – Agência Portuguesa do Ambiente, CCDR – Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, ONG – Organizações Não Governamentais e outros).

Caso de Estudo

Uma empresa do sector mineiro está sujeita ao cumprimento de um Programa de Monitorização Ambiental (PMA) com base nas obrigações legais definidas em Declaração de Impacte Ambiental e na sua Licença Ambiental. Esta entidade tem de cumprir um conjunto de Actividades de Monitorização Ambiental, que abrangem vários temas ambientais, Ar, Águas Superficiais, Águas Subterrâneas e outros. A Geomais desenvolveu um Sistema de Informação Ambiental (SIA), web-based, que lhe permite fazer a gestão de todas as suas actividades e emitir relatórios para controlo interno do cumprimento dos requisitos legais e documentos oficiais (a entregar a terceiros).

Possuem equipamentos de monitorização da qualidade do ar/água onde os operadores são responsáveis pela recolha de dados importados pela aplicação para a base de dados do SIA por interface especificamente desenhado para o efeito. Também possuem smartphones com software embarcado para recolha de dados de monitorização no terreno, suportado por um mecanismo de sincronização com a base de dados.

O processo de análise da conformidade está automatizado sendo o Gestor de Ambiente o responsável pela validação da informação que suporta os outputs (Relatórios) que o SIA apresentará.

Dado o elevado número de locais de amostragem e a extensão geográfica do PMA a empresa investiu num sistema de informação geográfico do Ambiente, web-based, que se encontra disponível para toda a organização.